COMPANHIA BENGALA  



















Companhia Bengala - SITE OFICIAL
COMPANHIA BENGALA  

 Formada em 1996, a COMPANHIA BENGALA (Companhia de Música) tem por objectivos fazer uma leitura universalista da nossa música de raiz tradicional (em fusão com linguagens improvisadas) e musicar poesia de língua portuguesa, apresentando-se em espectáculos temáticos.

 Ao recusar o modelo tradicional de grupo musical, abre-se à possibilidade de colaborar com outras expressões artísticas (teatro, dança, pintura, etc.), podendo fazer variar a própria componente musical pelo recurso a músicos convidados, e assim criar múltiplos ambientes de espectáculo.

 Desde a sua formação realizou mais de 200 actuações por todo o país.
          Destacam-se o “Tom de Festa 97” (em Tondela), o 3º Festival Internacional de Teatro (organização  Acert de Tondela), Festas do Concelho de Loures  97 e 98, “A Festa Está Na Rua” (organizado pela Região de Turismo do Algarve), um espectáculo  no Centro Cultural de Belém e três espectáculos na EXPO 98, um deles como convidados de Sérgio Godinho (Cantautores).

          Em 1998 estrearam “Mar Português”, recital que daria origem ao CD com o mesmo título. Este receberia do Ministério da Cultura o Certificado de Manifesto Interesse Cultural e seria incluído pela Strauss no seu prestigiado catálogo internacional em 1999.

 Ainda em 1999 estrearam o espectáculo “Diversos Pessoas” (fusão de poesia, música e dança) - ainda em itinerância, com Fernanda Lapa - bem como a parte musical da peça de teatro “Lisboa Fala e Fá-lo”, interpretada ao vivo.

 Em 2000 integraram o Programa de Difusão e Descentralização do IPAE, com o qual fizeram uma itinerância que se estendeu pelos 2 anos seguintes .

          Em 2001 estrearam “Seis Cantos da Cidade”,  espectáculo de homenagem a Carlos Paredes, no Teatro Tivoli.  Integrado nas Festas da Cidade de Lisboa, o espectáculo contou com Fernanda Lapa, Carlos Azevedo, Luísa Amaro e  Leonor Barata.

          Em 2002 destacaram-se 4 espectáculos no âmbito do Festival das Quatro Cidades bem como 2 espectáculos distintos no Festival de Verão de Évora.                                                                                                                 
 Preparam actualmente o seu 2º trabalho em CD.