COLABORADORES  



Companhia Bengala - SITE OFICIAL
COLABORADORES  


Fernanda Lapa - Actriz/Encenadora

    Iniciou-se no TAUL (Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa) em 1962. Estreou-se como actriz na Casa da Comédia sob a direcção de Fernando Amado, na peça de Almada Negreiros Deseja-se Mulher. È com essa mesma peça que se estreia como encenadora, também na Casa da Comédia, em 1972. Desde então tem dirigido espectáculos de Teatro (entre outros, sobre textos de Edward Albee, Arthur Miller, Caryl Churchill, Ariel Dorfman, Copi, Jean Cocteau, Tadcuz Rozewitz, Per Olov Enquist, Mário de Carvalho, Maria Adelaide Amaral) e de ópera de câmara (sobre obras de Filipe Pires e António Chagas Rosa). Tem desenvolvido acções pedagógicas na área do teatro e trabalhado como actriz em teatro, televisão e cinema.
     Em 1979 foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura na Polónia, onde trabalhou com Szajna e Hubner na Escola Superior de Encenação de Varsóvia, tendo também estagiado no Teatro Contemporâneo e no Teatro Laboratório de Grotowski em Wroclaw e no Teatro Stary de Cracóvia.
     É co-fundadora da ESCOLA DE MULHERES - OFICINA DE TEATRO tendo com esta Companhia dirigido As Bacantes de Eurípides nos Encontros ACARTE 95 e Lugar Comum de Luisa Sanchez em co-produção com o ENSEMBLE - SOCIEDADE DE AUTORES do Porto e Sétimo Céu, de Caryl Churchill em 1997. Em 1992 recebeu o Prémio da Crítica e o Sete de Ouro pela encenação de Medeia é Bom Rapaz, de Luis Riaza.